CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1º ANO
Planejamento 2012
                       
PERÍODO
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
PROCESSO AVALIATIVO
Primeiro Bimestre
1.Conjuntos

1.1-Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade;
1.2-Operações: união, intersecção, diferença, complementar e produto cartesiano;
1.3-Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais.

- Relacionar e resolver problemas que envolvam conjuntos;
- Reconhecer, operar e resolver problemas com conjuntos numéricos;
- Operar e resolver problemas que envolvam números complexos na forma algébrica, envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potência de i.
- Selecionando informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações problemas;
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados;
- Utilização dos conhecimentos sobre conjunto para interpretação e intervenção do real;

- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Segundo Bimestre
2. Funções


2.1-.Definição, domínio, imagem, gráficos;

2.2-Crescimento e decrescimento;


2.3-Funções: Afim e Quadrática.

- Definir e calcular domínio, imagem e zeros de uma função;



- Construir e analisar gráficos das funções afim e quadrática.
- Selecionando informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações problemas;
- Em um gráfico cartesiano de variável sócio- econômica ou técnico"científica, identificar e analisar valores de variáveis.
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos conhecimentos de funções na interpretação e intervenção no real.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora e computadores;
-Papel milimetrado.
-Data show








A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Terceiro Bimestre
3. Funções

3.1- Exponencial e logarítma;

3.2 - Polinomiais;

- Resolver equações, inequações e problemas que envolvam funções exponencial, logarítma polinomiais;



- Analisar gráficos das funções Exponencial, Logarítma e Polinomiais.
- Selecionando informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações problemas;
- Em um gráfico cartesiano de variável sócio- econômica ou técnico"científica, identificar e analisar valores de variáveis, intervalos de crescimento e decréscimo e taxas de variação.
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos conhecimentos de funções na interpretação e intervenção no real.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora e computadores;
-Papel milimetrado.
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Quarto Bimestre
4. Seqüências

4.1-Seqüências Aritméticas;

4.2-Seqüências Geométricas.


- Aplicar as definições, propriedades e representações de seqüências aritméticas e geométricas na resolução de problemas, inclusive de juros simples e compostos.
- Aplicação das definições e propriedades das seqüências na resolução de situações problemas;
- Reconhecimento das seqüências aritméticas e geométricas, calculando seus termos gerais e a somas de seus termos;
- Resolução de problemas de situações reais ou não, relacionadas com outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento da capacidade de utilização e interpretação da mesma.
- Aplicação dos conhecimentos de juros em problemas.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora e computadores;
-Data show

A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.





GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
2º ANO
Planejamento 2012
              
PERÍODO
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
PROCESSO AVALIATIVO
Primeiro
Bimestre

1. Noções de Estatística
       1.1-Conceito, universo estatístico e amostra;
       1.2-Freqüência, amplitude e representação gráfica;
       1.3-Medidas de Posição e dispersão;


- Interpretar e representar gráficos de acontecimentos;
- Resolver problemas que envolvam medidas de posição e dispersão;

- Tradução e interpretação das informações disponíveis numa distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica e/ou reorganiza-las objetivando a resolução de problemas e intervenção no real, formulando hipóteses e prevendo resultados;
- Reconhecimento do caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilização em situações problema a representação em tabelas de distribuição de freqüência;
- Utilização adequada dos recursos tecnológicos reconhecendo suas limitações e potencialidades.
- Execução do projeto Grupo de Desenvolvimento Estatístico.

- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Segundo
Bimestre
2. Trigonometria
       2.1-Círculo trigonométrico;
       2.2-Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo;
       2.3- Equações e funções trigonométricas.
      
- Resolver problemas que envolvam arcos e ângulos;
- Aplicar as relações no círculo trigonométrico;
- Construir gráficos das funções trigonométricas;
- Resolver problemas que envolvam triângulo, inclusive sua condição de existência.


- Relacionando as etapas da história da trigonometria com a evolução da humanidade e da própria Matemática;
- Estabelecendo e aplicando as relações no círculo trigonométrico;
- Analisando gráficos das funções trigonométricas diretas;
- Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas relacionados a outras áreas de conhecimento;
- Tradução de  situações contextuais da linguagem corrente para a linguagem matemática (equações e gráficos) e vice-versa.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Terceiro Bimestre
3.Análise Combinatória
3.1-Teorema Fundamental da Contagem;
3.2-Agrupamento Simples: Arranjos, Permutações e Combinações;
3.3-Binômio de Newton.

- Resolver problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e a sociedade;
- Aplicar o teorema fundamental da contagem na resolução de problemas utilizando o fatorial;
- Utilizar as fórmulas de agrupamento simples na resolução de problemas;
- Resolver problemas que envolvam desenvolvimento binomial.
- Produção de  textos Matemáticos adequados ao cotidiano;
- Relacionando as etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade;
- Utilização dos conhecimentos de análise combinatória na interpretação e intervenção no real;
- Distinção e utilização de raciocínios dedutivos e indutivos, fazendo e validando conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades, assim como discutir idéias e produzir argumentos convincentes;
- Reconhecimento do caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilização em situações"problema processos de contagem;
- Utilização adequada dos recursos tecnológicos, reconhecendo seus limites e suas potencialidades.




- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Quarto Bimestre
4. Noções de Probabilidade
      4.1-.Experiência, Espaço Amostral e Evento;
      4.2-Definição, propriedades e operações de probabilidade;
      4.3-Probabilidade condicionada.
- Operar, recorrer às propriedades e resolver problemas de probabilidade;
- Resolver problemas que envolvem jogos, sorteios e correlatos;
- Resolver problemas que envolvam probabilidade condicionada;
- Resolver problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e sociedade.
- - Selecionando um conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, caracterizando-os por meios de propriedades, relacionando seus elementos e aplicando estratégias na resolução de situações problema;
- Relacionando etapas da história da probabilidade com a evolução da humanidade e da própria Matemática;
- Aplicação conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas de probabilidade relacionados às outras áreas de conhecimento sempre que possível;
- Leitura e interpretação matemática de textos que envolvem probabilidade, inclusive a probabilidade condicional.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
3º ANO
Planejamento 2012
              
PERÍODO
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
PROCESSO AVALIATIVO
Primeiro Bimestre
1.Matriz e Determinante.
      1.1-Conceito, igualdade, tipos, operações e propriedades das matrizes;
      1.2-Definição, propriedades e cálculos dos determinantes envolvendo matrizes até ordem3;
      1.3-Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes até ordem 3.

- Construir, classificar e operar matrizes;
- Resolver problemas ou equações que envolvam matrizes ou determinantes;
- Resolver problemas que envolvam determinante.
- Leitura e interpretação matemática de  textos que envolvam matrizes aplicando estratégias na resolução de situações" problema



- Selecionando um  conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários contextualizando e ordenando os dados registrados, caracterizando"os por meios de propriedades relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações"problema.


- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Segundo Bimestre
2. Sistemas Lineares
2.1- Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes até ordem 3.

- Reconhecer, classificar, discutir e resolver sistemas lineares por meio da regra de Crammer e/ou método de eliminação de Gauss.
- Leitura, interpretação e transcrição de mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. ( equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados de uma situação concreta;


- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;

Terceiro Bimestre
3. Geometria Analítica
3.1-Ponto;
3.2-Reta;
3.3-Circunferência;

- Resolver problemas que envolvam pontos, retas, circunferências e suas posições relativas.
- Leitura, interpretação e transcrição de mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. ( equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados de uma situação concreta;
- Aplicação dos  conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
- Fazendo e validando conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.


- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras, recortes, aparatos de medição direta e indireta.

A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Quarto Bimestre
4. Geometria Espacial
4.1-Ponto;
4.2-Reta;
4.3-Plano no espaço
4.4-Sólidos Geométricos (Prisma, Pirâmide, Cilindro, Cone, Esfera, poliedros regulares e fórmula de Euller)
- Resolver problemas que envolvam congruência e semelhança;
- Resolver problemas que envolvam os elementos e as relações nas figuras planas;
- Resolver problemas que envolvam área, volume, inscrição, circunscrição dos sólidos geométricos e seus respectivos troncos.
- Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais presentes na natureza ou imaginadas, caracterizadas por meios de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade;
- Identificação dos problemas que envolvam formas geométrica planas e espaciais, interpretando informações, formulando hipóteses, elaborando estratégias de resolução e prevendo resultados de forma crítica e construtiva;
- Leitura e interpretação textos de geometria aplicando corretamente instrumentos de medição e de desenho, bem como recursos tecnológicos;
- Relacionando os aspectos históricos de geometria com a evolução humana e da própria Matemática;
- Transcrevendo as  mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa;
- Aplicação dos conhecimentos de geometria em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
- Transcrevendo as  mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas, etc.) e vice-versa;

- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras, recortes, aparatos de medição direta e indireta.

A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1ª ETAPA - EJA
Planejamento 2012
              
PERÍODO
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
PROCESSO AVALIATIVO
Primeiro Bimestre
1.Conjuntos

1.1-Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade;
1.2-Operações: união, intersecção, diferença, complementar e produto cartesiano;
1.3-Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais.

- Relacionar e resolver problemas que envolvam conjuntos;
- Reconhecer, operar e resolver problemas com conjuntos numéricos;
- Operar e resolver problemas que envolvam números complexos na forma algébrica, envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potência de i.
- Selecionando informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações problemas;
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados;
- Utilização dos conhecimentos sobre conjunto para interpretação e intervenção do real;

- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Segundo Bimestre
2. Funções


2.1-.Definição, domínio, imagem, gráficos;

2.2-Crescimento e decrescimento;


2.3-Funções: Afim e Quadrática.

- Definir e calcular domínio, imagem e zeros de uma função;



- Construir e analisar gráficos das funções afim e quadrática.
- Selecionando informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações problemas;
- Em um gráfico cartesiano de variável sócio- econômica ou técnico"científica, identificar e analisar valores de variáveis.
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos conhecimentos de funções na interpretação e intervenção no real.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora e computadores;
-Papel milimetrado.
-Data show








A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Terceiro Bimestre
3.Análise Combinatória
3.1-Teorema Fundamental da Contagem;
3.2-Agrupamento Simples: Arranjos, Permutações e Combinações;
3.3-Binômio de Newton.

- Resolver problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e a sociedade;
- Aplicar o teorema fundamental da contagem na resolução de problemas utilizando o fatorial;
- Utilizar as fórmulas de agrupamento simples na resolução de problemas;
- Resolver problemas que envolvam desenvolvimento binomial.
- Produção de  textos Matemáticos adequados ao cotidiano;
- Relacionando as etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade;
- Utilização dos conhecimentos de análise combinatória na interpretação e intervenção no real;
- Distinção e utilização de raciocínios dedutivos e indutivos, fazendo e validando conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades, assim como discutir idéias e produzir argumentos convincentes;
- Reconhecimento do caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilização em situações"problema processos de contagem;
- Utilização adequada dos recursos tecnológicos, reconhecendo seus limites e suas potencialidades.




- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Quarto Bimestre
4. Noções de Probabilidade
      4.1-.Experiência, Espaço Amostral e Evento;
      4.2-Definição, propriedades e operações de probabilidade;
      4.3-Probabilidade condicionada.
- Operar, recorrer às propriedades e resolver problemas de probabilidade;
- Resolver problemas que envolvem jogos, sorteios e correlatos;
- Resolver problemas que envolvam probabilidade condicionada;
- Resolver problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e sociedade.
- - Selecionando um conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados, caracterizando-os por meios de propriedades, relacionando seus elementos e aplicando estratégias na resolução de situações problema;
- Relacionando etapas da história da probabilidade com a evolução da humanidade e da própria Matemática;
- Aplicação conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas de probabilidade relacionados às outras áreas de conhecimento sempre que possível;
- Leitura e interpretação matemática de textos que envolvem probabilidade, inclusive a probabilidade condicional.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
2ª ETAPA - EJA
Planejamento 2012
               
PERÍODO
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
PROCESSO AVALIATIVO
Primeiro Bimestre
2. Trigonometria
       2.1-Círculo trigonométrico;
       2.2-Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo;
       2.3- Equações e funções trigonométricas.
      
- Resolver problemas que envolvam arcos e ângulos;
- Aplicar as relações no círculo trigonométrico;
- Construir gráficos das funções trigonométricas;
- Resolver problemas que envolvam triângulo, inclusive sua condição de existência.


- Relacionando as etapas da história da trigonometria com a evolução da humanidade e da própria Matemática;
- Estabelecendo e aplicando as relações no círculo trigonométrico;
- Analisando gráficos das funções trigonométricas diretas;
- Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas relacionados a outras áreas de conhecimento;
- Tradução de  situações contextuais da linguagem corrente para a linguagem matemática (equações e gráficos) e vice-versa.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Segundo Bimestre
1.Matriz e Determinante.
      1.1-Conceito, igualdade, tipos, operações e propriedades das matrizes;
      1.2-Definição, propriedades e cálculos dos determinantes envolvendo matrizes até ordem3;
      1.3-Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes até ordem 3.

- Construir, classificar e operar matrizes;
- Resolver problemas ou equações que envolvam matrizes ou determinantes;
- Resolver problemas que envolvam determinante.
- Leitura e interpretação matemática de  textos que envolvam matrizes aplicando estratégias na resolução de situações" problema



- Selecionando um  conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários contextualizando e ordenando os dados registrados, caracterizando"os por meios de propriedades relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações"problema.


- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
Terceiro Bimestre
2. Sistemas Lineares
2.1- Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes até ordem 3.

- Reconhecer, classificar, discutir e resolver sistemas lineares por meio da regra de Crammer e/ou método de eliminação de Gauss.
- Leitura, interpretação e transcrição de mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. ( equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados de uma situação concreta;


- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;

Quarto Bimestre
3. Geometria Analítica
3.1-Ponto;
3.2-Reta;
3.3-Circunferência;



4. Geometria Espacial
4.1-Ponto;
4.2-Reta;
4.3-Plano no espaço
4.4-Sólidos Geométricos (Prisma, Pirâmide, Cilindro, Cone, Esfera, poliedros regulares e fórmula de Euller)
- Resolver problemas que envolvam pontos, retas, circunferências e suas posições relativas.
- Resolver problemas que envolvam congruência e semelhança;
- Resolver problemas que envolvam os elementos e as relações nas figuras planas;
- Resolver problemas que envolvam área, volume, inscrição, circunscrição dos sólidos geométricos e seus respectivos troncos.
- Leitura, interpretação e transcrição de mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. ( equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados de uma situação concreta;
- Aplicação dos  conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;


-
- Identificação dos problemas que envolvam formas geométrica planas e espaciais, interpretando informações, formulando hipóteses, elaborando estratégias de resolução e prevendo resultados de forma crítica e construtiva;
- Leitura e interpretação textos de geometria aplicando corretamente instrumentos de medição e de desenho, bem como recursos tecnológicos;
- Relacionando os aspectos históricos de geometria com a evolução humana e da própria Matemática;

- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras, recortes, aparatos de medição direta e indireta.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras, recortes, aparatos de medição direta e indireta.

A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
A avaliação será contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário