GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1º ANO
Planejamento 2012
PERÍODO
|
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
Primeiro Bimestre
|
1.Conjuntos
1.1-Representação
e relação: pertinência, inclusão e igualdade;
1.2-Operações:
união, intersecção, diferença, complementar e produto cartesiano;
1.3-Conjuntos
Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais.
|
- Relacionar e
resolver problemas que envolvam conjuntos;
- Reconhecer,
operar e resolver problemas com conjuntos numéricos;
- Operar e
resolver problemas que envolvam números complexos na forma algébrica,
envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potência de i.
|
- Selecionando
informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os
eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na
resolução de situações problemas;
- Leitura,
interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica
e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando
hipóteses e prevendo resultados;
- Utilização dos
conhecimentos sobre conjunto para interpretação e intervenção do real;
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Segundo Bimestre
|
2. Funções
2.1-.Definição, domínio, imagem, gráficos;
2.2-Crescimento e decrescimento;
2.3-Funções: Afim e Quadrática.
|
- Definir e
calcular domínio, imagem e zeros de uma função;
- Construir e
analisar gráficos das funções afim e quadrática.
|
- Selecionando
informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os
eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na
resolução de situações problemas;
- Em um gráfico
cartesiano de variável sócio- econômica ou técnico"científica,
identificar e analisar valores de variáveis.
- Leitura,
interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica
e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando
hipóteses e prevendo resultados nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos
conhecimentos de funções na interpretação e intervenção no real.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora e computadores;
-Papel
milimetrado.
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Terceiro Bimestre
|
3. Funções
3.1- Exponencial
e logarítma;
3.2 - Polinomiais;
|
- Resolver
equações, inequações e problemas que envolvam funções exponencial, logarítma
polinomiais;
- Analisar
gráficos das funções Exponencial, Logarítma e Polinomiais.
|
- Selecionando
informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os
eventos registrados, relacionando seus elementos, aplicando estratégias na
resolução de situações problemas;
- Em um gráfico
cartesiano de variável sócio- econômica ou técnico"científica,
identificar e analisar valores de variáveis, intervalos de crescimento e
decréscimo e taxas de variação.
- Leitura, interpretação e transcrição da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos
conhecimentos de funções na interpretação e intervenção no real.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora e computadores;
-Papel
milimetrado.
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Quarto Bimestre
|
4. Seqüências
4.1-Seqüências
Aritméticas;
4.2-Seqüências
Geométricas.
|
- Aplicar as
definições, propriedades e representações de seqüências aritméticas e
geométricas na resolução de problemas, inclusive de juros simples e
compostos.
|
- Aplicação das
definições e propriedades das seqüências na resolução de situações problemas;
- Reconhecimento das
seqüências aritméticas e geométricas, calculando seus termos gerais e a somas
de seus termos;
- Resolução de
problemas de situações reais ou não, relacionadas com outras áreas do
conhecimento para o desenvolvimento da capacidade de utilização e
interpretação da mesma.
- Aplicação dos
conhecimentos de juros em problemas.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora e computadores;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
GOVERNO
DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
2º ANO
Planejamento 2012
PERÍODO
|
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
Primeiro
Bimestre
|
1. Noções de
Estatística
1.1-Conceito, universo estatístico e
amostra;
1.2-Freqüência, amplitude e
representação gráfica;
1.3-Medidas de Posição e dispersão;
|
- Interpretar e
representar gráficos de acontecimentos;
- Resolver
problemas que envolvam medidas de posição e dispersão;
|
- Tradução e interpretação das informações disponíveis numa distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica e/ou reorganiza-las objetivando a resolução de problemas e intervenção no real, formulando hipóteses e prevendo resultados;
- Reconhecimento
do caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilização em situações
problema a representação em tabelas de distribuição de freqüência;
- Utilização
adequada dos recursos tecnológicos reconhecendo suas limitações e
potencialidades.
- Execução do
projeto Grupo de Desenvolvimento Estatístico.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Segundo
Bimestre
|
2. Trigonometria
2.1-Círculo trigonométrico;
2.2-Relações métricas e
trigonométricas no triângulo retângulo;
2.3- Equações e funções
trigonométricas.
|
- Resolver
problemas que envolvam arcos e ângulos;
- Aplicar as
relações no círculo trigonométrico;
- Construir
gráficos das funções trigonométricas;
- Resolver
problemas que envolvam triângulo, inclusive sua condição de existência.
|
- Relacionando
as etapas da história da trigonometria com a evolução da humanidade e da
própria Matemática;
- Estabelecendo e
aplicando as relações no círculo trigonométrico;
- Analisando gráficos das funções trigonométricas diretas; - Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas relacionados a outras áreas de conhecimento; - Tradução de situações contextuais da linguagem corrente para a linguagem matemática (equações e gráficos) e vice-versa. |
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Terceiro Bimestre
|
3.Análise
Combinatória
3.1-Teorema
Fundamental da Contagem;
3.2-Agrupamento
Simples: Arranjos, Permutações e Combinações;
3.3-Binômio de
Newton.
|
- Resolver
problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e a
sociedade;
- Aplicar o
teorema fundamental da contagem na resolução de problemas utilizando o
fatorial;
- Utilizar as
fórmulas de agrupamento simples na resolução de problemas;
- Resolver
problemas que envolvam desenvolvimento binomial.
|
- Produção
de textos Matemáticos adequados ao
cotidiano;
- Relacionando as
etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade;
- Utilização dos
conhecimentos de análise combinatória na interpretação e intervenção no real;
- Distinção e
utilização de raciocínios dedutivos e indutivos, fazendo e validando
conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos,
relações e propriedades, assim como discutir idéias e produzir argumentos
convincentes;
- Reconhecimento
do caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilização em
situações"problema processos de contagem;
- Utilização
adequada dos recursos tecnológicos, reconhecendo seus limites e suas potencialidades.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora ;
-Utilização de
jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Quarto Bimestre
|
4. Noções de
Probabilidade
4.1-.Experiência, Espaço Amostral e
Evento;
4.2-Definição, propriedades e operações
de probabilidade;
4.3-Probabilidade condicionada.
|
- Operar,
recorrer às propriedades e resolver problemas de probabilidade;
- Resolver
problemas que envolvem jogos, sorteios e correlatos;
- Resolver
problemas que envolvam probabilidade condicionada;
- Resolver
problemas que envolvam fenômenos aleatórios com aplicações às ciências e
sociedade.
|
- - Selecionando
um conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando
e ordenando os eventos registrados, caracterizando-os por meios de
propriedades, relacionando seus elementos e aplicando estratégias na
resolução de situações problema;
- Relacionando
etapas da história da probabilidade com a evolução da humanidade e da própria
Matemática;
- Aplicação
conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas de
probabilidade relacionados às outras áreas de conhecimento sempre que
possível;
- Leitura e
interpretação matemática de textos que envolvem probabilidade, inclusive a
probabilidade condicional.
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora
;
-Utilização de
jogos como: dados, dominó e baralho;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
3º ANO
Planejamento 2012
PERÍODO
|
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
Primeiro Bimestre
|
1.Matriz e Determinante.
1.1-Conceito, igualdade, tipos, operações e propriedades das matrizes;
1.2-Definição, propriedades e cálculos dos determinantes envolvendo
matrizes até ordem3;
1.3-Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas
lineares envolvendo matrizes até ordem 3.
|
- Construir, classificar e operar matrizes;
- Resolver problemas ou equações que
envolvam matrizes ou determinantes;
- Resolver problemas que envolvam
determinante.
|
- Leitura e interpretação matemática de textos que envolvam matrizes aplicando
estratégias na resolução de situações" problema
- Selecionando um conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários contextualizando e ordenando os dados registrados, caracterizando"os por meios de propriedades relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações"problema. |
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Segundo Bimestre
|
2. Sistemas
Lineares
2.1- Definição,
classificação, discussão e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes
até ordem 3.
|
- Reconhecer, classificar, discutir e
resolver sistemas lineares por meio da regra de Crammer e/ou método de
eliminação de Gauss.
|
- Leitura, interpretação e transcrição de
mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. (
equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender
enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de
problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados
de uma situação concreta;
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
|
Terceiro Bimestre
|
3. Geometria Analítica
3.1-Ponto;
3.2-Reta;
3.3-Circunferência;
|
- Resolver problemas que envolvam pontos,
retas, circunferências e suas posições relativas.
|
- Leitura, interpretação e transcrição de
mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. ( equações,
gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender
enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de
problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados
de uma situação concreta;
- Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos em
situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
- Fazendo e validando conjecturas,
experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e
propriedades.
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de
construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras,
recortes, aparatos de medição direta e indireta.
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Quarto Bimestre
|
4. Geometria Espacial
4.1-Ponto;
4.2-Reta;
4.3-Plano no espaço
4.4-Sólidos Geométricos (Prisma, Pirâmide,
Cilindro, Cone, Esfera, poliedros regulares e fórmula de Euller)
|
- Resolver problemas que envolvam
congruência e semelhança;
- Resolver problemas que envolvam os
elementos e as relações nas figuras planas;
- Resolver problemas que envolvam área,
volume, inscrição, circunscrição dos sólidos geométricos e seus respectivos
troncos.
|
- Diante da diversidade de formas
geométricas planas e espaciais presentes na natureza ou imaginadas,
caracterizadas por meios de propriedades, relacionar seus elementos, calcular
comprimentos, áreas ou volumes e utilizar o conhecimento geométrico para
leitura, compreensão e ação sobre a realidade;
- Identificação dos problemas que envolvam
formas geométrica planas e espaciais, interpretando informações, formulando
hipóteses, elaborando estratégias de resolução e prevendo resultados de forma
crítica e construtiva;
- Leitura e interpretação textos de
geometria aplicando corretamente instrumentos de medição e de desenho, bem
como recursos tecnológicos;
- Relacionando os aspectos históricos de
geometria com a evolução humana e da própria Matemática;
- Transcrevendo as mensagens matemáticas da linguagem corrente
para a linguagem simbólica e vice-versa;
- Aplicação dos conhecimentos de geometria
em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
- Transcrevendo as mensagens matemáticas da linguagem corrente
para a linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas,
etc.) e vice-versa;
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de
construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras,
recortes, aparatos de medição direta e indireta.
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1ª ETAPA - EJA
Planejamento 2012
PERÍODO
|
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
Primeiro Bimestre
|
1.Conjuntos
1.1-Representação e relação: pertinência,
inclusão e igualdade;
1.2-Operações: união, intersecção,
diferença, complementar e produto cartesiano;
1.3-Conjuntos Numéricos: Naturais,
Inteiros, Racionais e Reais.
|
- Relacionar e resolver problemas que
envolvam conjuntos;
- Reconhecer, operar e resolver problemas
com conjuntos numéricos;
- Operar e resolver problemas que envolvam
números complexos na forma algébrica, envolvendo adição, subtração,
multiplicação, divisão e potência de i.
|
- Selecionando informações sobre fatos
reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados,
relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações
problemas;
- Leitura, interpretação e transcrição da
linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando
informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo
resultados;
- Utilização dos conhecimentos sobre
conjunto para interpretação e intervenção do real;
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Segundo Bimestre
|
2.
Funções
2.1-.Definição,
domínio, imagem, gráficos;
2.2-Crescimento
e decrescimento;
2.3-Funções:
Afim e Quadrática.
|
- Definir e calcular domínio, imagem e
zeros de uma função;
- Construir e analisar gráficos das funções
afim e quadrática.
|
- Selecionando informações sobre fatos
reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos registrados,
relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações
problemas;
- Em um gráfico cartesiano de variável
sócio- econômica ou técnico"científica, identificar e analisar valores
de variáveis.
- Leitura, interpretação e transcrição da
linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, selecionando
informações relativas ao problema, formulando hipóteses e prevendo resultados
nas diversas áreas do conhecimento;
- Utilização dos conhecimentos de funções
na interpretação e intervenção no real.
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora e computadores;
-Papel milimetrado.
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Terceiro Bimestre
|
3.Análise Combinatória
3.1-Teorema Fundamental da Contagem;
3.2-Agrupamento Simples: Arranjos,
Permutações e Combinações;
3.3-Binômio de Newton.
|
- Resolver problemas que envolvam fenômenos
aleatórios com aplicações às ciências e a sociedade;
- Aplicar o teorema fundamental da contagem
na resolução de problemas utilizando o fatorial;
- Utilizar as fórmulas de agrupamento
simples na resolução de problemas;
- Resolver problemas que envolvam
desenvolvimento binomial.
|
- Produção de textos Matemáticos adequados ao cotidiano;
- Relacionando as etapas da história da
Matemática com a evolução da humanidade;
- Utilização dos conhecimentos de análise
combinatória na interpretação e intervenção no real;
- Distinção e utilização de raciocínios
dedutivos e indutivos, fazendo e validando conjecturas, experimentando,
recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades,
assim como discutir idéias e produzir argumentos convincentes;
- Reconhecimento do caráter aleatório de
fenômenos naturais ou não e utilização em situações"problema processos
de contagem;
- Utilização adequada dos recursos
tecnológicos, reconhecendo seus limites e suas potencialidades.
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e
baralho;
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Quarto Bimestre
|
4. Noções de Probabilidade
4.1-.Experiência, Espaço Amostral e Evento;
4.2-Definição, propriedades e operações de probabilidade;
4.3-Probabilidade condicionada.
|
- Operar, recorrer às propriedades e
resolver problemas de probabilidade;
- Resolver problemas que envolvem jogos,
sorteios e correlatos;
- Resolver problemas que envolvam
probabilidade condicionada;
- Resolver problemas que envolvam fenômenos
aleatórios com aplicações às ciências e sociedade.
|
- - Selecionando um conjunto de informações
sobre fatos reais ou imaginários, contextualizando e ordenando os eventos
registrados, caracterizando-os por meios de propriedades, relacionando seus
elementos e aplicando estratégias na resolução de situações problema;
- Relacionando etapas da história da
probabilidade com a evolução da humanidade e da própria Matemática;
- Aplicação conhecimentos e métodos
matemáticos na resolução de problemas de probabilidade relacionados às outras
áreas de conhecimento sempre que possível;
- Leitura e interpretação matemática de
textos que envolvem probabilidade, inclusive a probabilidade condicional.
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Utilização de jogos como: dados, dominó e
baralho;
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E.E.M. SALOMÃO MATOS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
2ª ETAPA - EJA
Planejamento 2012
PERÍODO
|
CONTEÚDO/TEMA TRANSVERSAL
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
Primeiro Bimestre
|
2. Trigonometria
2.1-Círculo trigonométrico;
2.2-Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo;
2.3- Equações e funções trigonométricas.
|
- Resolver problemas que envolvam arcos e
ângulos;
- Aplicar as relações no círculo
trigonométrico;
- Construir gráficos das funções
trigonométricas;
- Resolver problemas que envolvam
triângulo, inclusive sua condição de existência.
|
- Relacionando as
etapas da história da trigonometria com a evolução da humanidade e da própria
Matemática;
- Estabelecendo e
aplicando as relações no círculo trigonométrico;
- Analisando gráficos das funções trigonométricas diretas; - Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos na resolução de problemas relacionados a outras áreas de conhecimento; - Tradução de situações contextuais da linguagem corrente para a linguagem matemática (equações e gráficos) e vice-versa. |
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Segundo Bimestre
|
1.Matriz e
Determinante.
1.1-Conceito, igualdade, tipos,
operações e propriedades das matrizes;
1.2-Definição, propriedades e cálculos
dos determinantes envolvendo matrizes até ordem3;
1.3-Definição, classificação, discussão
e resolução de sistemas lineares envolvendo matrizes até ordem 3.
|
- Construir,
classificar e operar matrizes;
- Resolver
problemas ou equações que envolvam matrizes ou determinantes;
- Resolver
problemas que envolvam determinante.
|
- Leitura e
interpretação matemática de textos que
envolvam matrizes aplicando estratégias na resolução de situações"
problema
- Selecionando um conjunto de informações sobre fatos reais ou imaginários contextualizando e ordenando os dados registrados, caracterizando"os por meios de propriedades relacionando seus elementos, aplicando estratégias na resolução de situações"problema. |
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
- Avaliação
Individual.
|
Terceiro Bimestre
|
2.
Sistemas Lineares
2.1-
Definição, classificação, discussão e resolução de sistemas lineares
envolvendo matrizes até ordem 3.
|
- Reconhecer,
classificar, discutir e resolver sistemas lineares por meio da regra de
Crammer e/ou método de eliminação de Gauss.
|
- Leitura,
interpretação e transcrição de mensagens matemática da linguagem corrente
para a linguagem simbólica. ( equações, gráficos, fórmulas, etc.) e
vice-versa;
- Identificação
do problema (compreender enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando
estratégias de resolução de problemas;
- Interpretação e
criticas aos resultados de uma situação concreta;
|
- Uso de jornal e
outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de
calculadora ;
-Data show
|
A avaliação será
contínua e significativa e terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em
Grupo;
- Atividade
individual;
|
Quarto Bimestre
|
3. Geometria Analítica
3.1-Ponto;
3.2-Reta;
3.3-Circunferência;
4. Geometria Espacial
4.1-Ponto;
4.2-Reta;
4.3-Plano no espaço
4.4-Sólidos Geométricos (Prisma, Pirâmide,
Cilindro, Cone, Esfera, poliedros regulares e fórmula de Euller)
|
- Resolver problemas que envolvam pontos,
retas, circunferências e suas posições relativas.
- Resolver problemas que envolvam
congruência e semelhança;
- Resolver problemas que envolvam os
elementos e as relações nas figuras planas;
- Resolver problemas que envolvam área,
volume, inscrição, circunscrição dos sólidos geométricos e seus respectivos
troncos.
|
- Leitura, interpretação e transcrição de
mensagens matemática da linguagem corrente para a linguagem simbólica. (
equações, gráficos, fórmulas, etc.) e vice-versa;
- Identificação do problema (compreender
enunciados e formular questões etc.);
- Selecionando estratégias de resolução de
problemas;
- Interpretação e criticas aos resultados
de uma situação concreta;
- Aplicação dos conhecimentos e métodos matemáticos em
situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
-
- Identificação dos problemas que envolvam
formas geométrica planas e espaciais, interpretando informações, formulando
hipóteses, elaborando estratégias de resolução e prevendo resultados de forma
crítica e construtiva;
- Leitura e interpretação textos de
geometria aplicando corretamente instrumentos de medição e de desenho, bem
como recursos tecnológicos;
- Relacionando os aspectos históricos de
geometria com a evolução humana e da própria Matemática;
|
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de
construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras,
recortes, aparatos de medição direta e indireta.
- Uso de jornal e outras mídias;
- Livro didático;
- Apostilas;
- Uso de calculadora ;
-Data show
-Instrumentos de
construção: como régua, compasso, transferidor, tesoura, dobraduras,
recortes, aparatos de medição direta e indireta.
|
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
A avaliação será contínua e significativa e
terá os seguintes instrumentos avaliativos:
- Atividade em Grupo;
- Atividade individual;
- Avaliação Individual.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário